A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tempura

.







A tempura é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste em pedaços fritos de vegetais ou marisco envoltos em polme, fritos em óleo muito quente, durante apenas dois ou três minutos.
 

O que muita gente não sabe é que a sua origem é portuguesa.


Nos séculos 16 e 17, quando os portugueses aportaram no Japão, vindos da China ou Índia, os Jesuítas não comiam carne durante a Quaresma. Durante esse período, o da Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", que tem a duração de 40 dias, entre a Quarta-feira de Cinzas e o domingos de Páscoa, a igreja católica recomendava abstinência de carne e penitência. Nas refeições, só peixes e frutos do mar, e vegetais.


Os fiéis submetiam-se aos mesmos sacrifícios nas primeiras quartas-feiras, seitas-feiras e sábados de cada estação do ano, as chamadas "têmporas".


Como abominavam o hábito de comer  peixes e frutos do mar crus, os portugueses fritavam os ingredientes. A população local achava estranho. Mas provava e achava bom. Julgava que "têmporas" fosse o nome do prato. Quando incorporou a receita , chamou-o de "tempura".


No Japão, a têmpura começou a ganhar popularidade ainda durante o período Edo (1600-1867), quando passou a ser oferecida nas ruas e na região de Tokyo. Em pouco tempo a têmpura conquistou todo o arquipélago.



.





Sem comentários:

Enviar um comentário