A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Olhos de lince

.










Ter "olhos de lince" significa que uma pessoa vê muito bem, que tem uma visão apurada. Porem, esta expressão não tem nada a ver com este felino, tem a sua origem  na mitologia grega.


Conta a lenda, que Linceu, piloto da expedição dos "argonautas", grupo composto por 56 heróis da mitologia grega, embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo), a seu bordo, Linceu tinha uma visão tão apurada que podia ver através de uma parede de pedra o seu interior e os potenciais tesouros escondidos.


Dizia-se então que uma pessoa que tinha uma excelente visão, que tinha "olhos de Linceu". Foi a confusão entre Linceu e o nome do felino, lince, que na linguagem popular, provocou a criação da expressão "ter olhos de lince".


Trata-se portanto de um parónimo, isto é palavras de significado diferente, mas de forma parecida na pronúncia e na escrita.


O lince apesar de possuir capacidades visuais cerca de seis vezes mais apuradas do que o ser humano,  não tem uma visão excepcional para um animal nocturno, na caça utiliza a percepção de movimentos e sobretudo a sua audição muito apurada.







Sem comentários:

Enviar um comentário