A curiosa origem das palavras e expressões utilizadas no nosso dia a dia.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hambúrguer

.










"Hambúrguer" é um bife arredondado constituído de carne picada, mas também designa um sandwiche formado por pães arredondados recheado com esse bife e outros ingredientes.


Como o nome indica, o hambúrguer nasceu na cidade de Hamburgo, na Alemanha, e a palavra designa os habitantes dessa cidade. É frequente na Alemanha designar uma especialidade culinária com o nome dos seus habitantes, assim "berliner" são as famosas "bolas de Berlim".


Mas a história da carne picada aparece no século XII, na época de Genghis Khan, que decide conquistar o mundo com a sua armada de cavaleiros. Enquanto cavalgavam, necessitando de se alimentar sem ter de parar, tinham o habito de transportar carne picada fácil de comer com uma só mão.


Em 1236, o neto de Genghis Khan invade Moscovo e introduz a carne picada adoptada pelos russos com o nome de "bife tártaro", sendo que tártaros era o nome dado aos mongóis.


Essa carne picada viaja depois por toda a Europa, com particular destaque para o porto de Hamburgo, na Alemanha, onde se torna muito popular.


Em meados do século XIX, muitos alemães deixam o país, através do porto de Hamburgo para se instalarem nos Estados Unidos, sendo que o hambúrguer é principal prato servido a bordo dos navios. No porto de Nova Iorque, numerosos vendedores atraem os marinheiros alemães com o slogan "bife cozido ao estilo de Hamburgo".


O hambúrgo conquista toda a América, lembrando aos imigrante o seu país de origem.


Em 1931, uma banda desenhada, Popeye acolhe uma nova personagem: Wimpy, que adora comer hambúrgueres. Dada a popularidade, forma-se uma cadeia de restaurantes de haumbúrgueres, Wimpy's, que com a morte do seu fundador, em 1978, fecha todos os seus 1500 restaurantes.


Em 1948, dois irmão decidem vender hambúrgueres perto de um cinema em Pasadena, os irmãos Maurice e Richard MacDonald. Propõem uma ideia original: um serviço de take-away.


Em 1954, Ray Kroc, vendedor de picadoras eléctricas, decide visitar, em San Bernardo, na Califórnia, o cliente que se propunha comprar as suas maquinas. No local encontrou um estabelecimento modesto com uma enorme fila de clientes à porta.


Impressionado pela rapidez do serviço e o seu baixo custo, obteve dos dois irmãos um contrato que o autorizava a montar uma cadeia de restaurantes que baptizou de McDonald's.


Poucos anos depois, o conceito tinha-se espalhado por todo o planeta.






.

Sem comentários:

Enviar um comentário